fbpx

Prêmio Simeão 2023

Em 20 de novembro, Dia de Zumbi e da Consciência Negra, o escritor e poeta Hang Ferrero, atuante junto às escolas, incentivador literário e de causas ativistas especialmente na cidade catarinense de Itajaí, foi um dos 5 homenageados com o Prêmio Simeão 2023, voltado à personalidades negras e alusivo ao Mês da Consciência Negra.

Conforme informações da Secretaria de Promoção da Cidadania em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí, o Conegi, realizadores do evento, os premiados são indicados pelos conselheiros do Coneji pelo histórico de atividades em prol à comunidade negra do município em vários setores. A noite da cerimônia ocorreu na sede da OAB subseção Itajaí e integrou as ações “Itajaí sem Racismo”.

É muito difícil, exaustivo, lutar diuturnamente contra as forças palacianas”, especialmente em um país que, historicamente, foi o último das Américas a abolir a escravidão e, ainda, sob circunstâncias alinhadas a um futuro sem perspectivas e que resulta nos dias de hoje, no não reconhecimento do racismo. O Prêmio Simeão é um amparo e simboliza a importância de resistir como afirmação da nossa própria existênciadisse Hang Ferrero.

“A | Livraria e o BravaMall, apoiadora do poeta, abre portas para valiosos trabalhos e obras de talentos locais e valorizam ações e personalidades voltadas à cultura e à educação, bem como, reconhece iniciativas como as do Hang, que são, na minha opinião, a cura de muitos antepassados que sofreram por não serem respeitados pelos seus valores além da cor da pele”, destaca a diretora executiva do BravaMall, Miriam Almeida.

Entre as iniciativas de Hang estão: fundador da Academia de Letras ALBS Seccional Itajaí/SC e membro da Academia de Letras Brasil/Suíça. Entre suas principais obras literárias estão: “Código 1 – crônicas de plantão”, “Aos pés do monte mor” e as antologias “Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas” e “Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos”.

Além do poeta, foram homenageados também quatro outras personalidades pela contribuição a diversos setores sociais. Foram eles: Silvana Maria Cardozo, in memoriam, Salete Aparecida, João de Deus Peixoto Brito e Ailton Tomaz Belizário.

8 Comentários
  • Responder
    10 de dezembro de 2023, 12:04

    Sou teu fã! Aliás, tens um fã clube? Se tiver tô dentro.

    • Responder
      10 de dezembro de 2023, 19:53

      Poxa mermão, muito obrigado. De pernas em bambas aqui…

  • Responder
    10 de dezembro de 2023, 20:02

    Parabéns!

  • Responder
    12 de dezembro de 2023, 14:16

    Caro HANG,
    não é necessário dizer-lhe da alegria deste amigo seu, daqui de BÊAGÁ, a respeito de mais este reconhecimento da sociedade a seu respeito. Aquele abraço. Isso merece uma vodka com água e coco, pedra de gelo e um queijo de Minas para tirar o gosto. Aliás: duas doses, porque hoje, 12/12/2023, a criança BÊAGÁ está completando 126 anos. A postagem está lá no UAÍMA, que nunca passa batido no aniversário desta criança.

    Felicidades, Um abraço.
    DARLAN

    • Responder
      17 de dezembro de 2023, 12:47

      Caro amigo Darlan, sempre um prazer tê-lo aqui junto deste cantinho tão nosso. Agradeço o apreço. De fato, este reconhecimento vem sob circunstância muito especial; fiquei surpreso com o alcance do meu trabalho às questões de representatividade racial, por uma sociedade plural e igualitária, então, feliz da vida aqui. Feliz ano novo pra BH [ com um tanto de atraso hehehe ]. PRECISO conhecer BÊAGÁ! Ainda chego por aí pra degustarmos tudo isso [ ôba!].

      Abração.

  • Responder
    1 de janeiro de 2024, 01:25

    Amigo HANG,
    o novo ano tem poucos minutos. Vamos a ele.
    Um abraço.
    DARLAN

    • Responder
      3 de janeiro de 2024, 04:36

      Olá caro Darlan; que venha soprando bonito, bendizendo as nossas asas.
      Feliz Ano Novo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: