entre os dias 04 e 08 de abril, ministrei a oficina: “slam poetry: um mergulho sob a ótica das causas poéticas, na tarefa de promover o resgate cultural do fazer literário e suas implicações na sociedade” para o projeto “escola escritora” do sesc sc ( serviço social do comércio ) na unidade itajaí.
inicialmente, o objetivo era ampliar as competências de escrita e leitura dos estudantes de 10 a 14 anos da sesc escola ( alunos do 6º ao 9º anos ), mas o que aconteceu no decorrer desses 5 dias de oficina, foi bem mais que atingir minimamente as expectativas.
a qualidade textual dos alunos foi surpreendente. não que eu não contasse com isso; mas chegar no dia do encerramento, promover uma batalha de poesia e ser “tocado” por performances corajosas e textos muito poderosos, alinhados ao pertencimento, reconhecimento dos delírios do sistema e o seu papel na luta, encheu meu coraçãozinho de orgulho.
o slam poetry pode ser entendido como uma ferramenta artístico-cultural da maior importância para a ampla discussão social que permeia especialmente os ambientes e as pessoas que não contam com a proteção constitucional do estado e ainda, são desconectados das políticas públicas alimentando a ideia de que devem permanecer examente aonde estão: segregados à margem da sociedade.
portanto, é preciso reconhecer que o slam poetry, que garante fundamentalmente a potência do lugar de fala e fomenta a ideia de que todos, todas e todes não devem se calar diante do preconceito, racismo, xenofobia, misoginia, intolerância religiosa, capacitismo e todas as suas variáveis e que essas discussões tem urgência para que o sonho de um mundo possível e respirável, não seja só coisa dos ideais utópicos.
feliz da vida pela oportunidade de poder fazer alguma coisa além de romantizar um discurso social.
agradeço ao inspirador circuito de slam que já toma todo o país. à slammaster, poeta, atriz e apresentadora, roberta estrela d’alva, por ter trazido e formado o primeiro grupo de slam do basil e de quebra, com sua generosidade e paciência, gravou um vídeo que foi apresentado de surpresa, para os alunos, deixando o encerramento ainda mais especial para todos nós.
queria que todo dia fosse assim. slam poesiaaa!!!
Ainda sonho em fazer algo assim na escola pública em que trabalho…
Se precisar trocar experiências sobre o assunto, conte comigo.